Liderança humanizada: o que é e como executá-la?

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Uma coisa é certa: empresas que optam por uma liderança humanizada não só têm melhores perspectivas de crescimento, mas também se tornam ambientes excelentes para o trabalho.

Embora nem todas as lideranças saibam sobre esse conceito, é importante dizer que não se trata de um tema complexo nem muito menos inacessível.

Nós do Instituto Geração Soul sabemos o quão importante é democratizar o ambiente de trabalho, fazendo dele um meio no qual floresce a diversidade.

Nesse sentido, a liderança humanizada é um dos pilares que faz de uma organização um local mais inclusivo, que respeita e estimula as individualidades de cada colaborador.

Vem com a gente aprender mais sobre esse assunto tão essencial, descobrindo como executar na prática uma liderança humanizada!

Tenha uma excelente leitura!

O que é liderança humanizada?

Liderar humanamente uma equipe é, em primeiro lugar, reconhecer que por trás de cada pessoa existe uma história e por trás de cada história existe uma alma.

Ou seja, a liderança humanizada é enxergar de forma empática a realidade de cada indivíduo, não por um lado meramente comercial, mas sim por uma perspectiva humana que não considera as pessoas como números.

Assim, um líder humano é aquele que irá buscar elevar as potencialidades de cada pessoa de sua equipe, realçando suas maiores virtudes e ajustando os eventuais desafios.

Uma característica muito importante da liderança humanizada é a mentalidade. 

Nesse sentido, um grande líder não é aquele que pensa que tudo sabe, mas sim aquele que se coloca na posição de aprendiz, isto é, possui uma postura humilde que se dispõe a aprender com todos os membros da equipe.

Além disso, o que é importante dizer sobre esse tipo de liderança é que ela está atenta às mudanças que afetam o clima organizacional. 

Por exemplo, no contexto da pandemia causada pela COVID-19 muitos trabalhadores passaram a executar suas funções em regime de home office.

Isso fez com que uma série de desafios fossem apresentados, precisando gerenciar:

    • Pressão psicológica;
    • Medo (da própria pandemia);
    • Reuniões;
    • Demandas;
    • Prazos;
    • Família;
    • Vida pessoal;
    • Descanso e autocuidado.

Cabe a quem está no cargo de liderança equilibrar todas essas questões, encontrando as melhores saídas para cada caso individual.

Mas como fazer isso? É o que veremos na sequência do nosso artigo…

Executando a liderança humanizada no dia a dia empresarial: 4 dicas práticas

Devido à importância da liderança humanizada para o bem estar dos envolvidos e a fluidez na execução dos processos, hoje em dia esse tipo de gestão é considerada uma soft skill, isto é, uma habilidade mental que repercute no protagonismo da liderança.

Por isso, aqui estão 4 dicas concretas para colocar em prática a liderança humanizada no cotidiano corporativo, confira:

1) Trocar é enriquecer

Um ambiente de trabalho que estimula a troca é muito mais rico e diversificado.

Abrir espaço para que os envolvidos deem sugestões sobre projetos é uma prática de liderança humanizada que enriquece muito os processos de trabalho.

Podem ser formulários anônimos nos quais os funcionários podem livre e anonimamente (se não quiserem se identificar) tecer comentários a fim de construir um meio laboral mais solidário e inclusivo.

Nesse sentido, estimular a troca de feedbacks entre a liderança e seu time é uma maneira eficaz de não só promover o trabalho em si, mas também de criar um clima organizacional em que todos, sem preconceitos, buscam a evolução.

2) Unir para fortalecer

Pensar em diversidade e inclusão é crucial para ter uma empresa em que há equidade, pluralidade e autenticidade.

Fica à cargo da liderança exercer um papel de gestão humanizada, promovendo momentos de encontro entre as vidas de cada indivíduo, o que irá despertar um aprofundamento das relações interpessoais.

Isso faz com que se saia de relações estritamente comerciais, para relações de encontro de almas, de vidas humanas que podem se ajudar mutuamente.

3) Empatia que gera confiança

A empatia é um verdadeiro escudo usado pela liderança humanizada para proteger dos conflitos e dos mal entendidos entre a liderança e seu time.

É importante lembrar que todos, sem exceção, enfrentam dificuldades. No entanto, alguns estão em situação de vulnerabilidade social maior, necessitando de uma atenção mais atenta.

Só através do olhar empático sensível que se pode enxergar demandas pontuais que eventualmente os liderados terão.

Por exemplo, piadas ou comentários que possam gerar conflitos ou depreciar o outro precisam ser evitadas.

4) Conheça profundamente a equipe

A empatia leva a querer conhecer melhor cada vida que contribui para o funcionamento e crescimento da empresa.

Assim, uma liderança humanizada é aquela que procura conhecer seus liderados para:

    • Identificar as maiores virtudes e desafios deles;
    • Saber como cada membro da equipe prefere ser tratado;
    • Auxiliar todos a encontrarem o valor de suas atribuições;
    • Estimular seu senso de pertencimento;
    • Criar mais liberdade dentro do ambiente de trabalho.

Desperte a liderança humanizada!

Nós do IGS acreditamos que a liderança humanizada é uma ferramenta que não só melhora o desempenho empresarial, mas também ajuda a construir uma sociedade que respeita as diferenças.

Por isso, desenvolvemos um treinamento com uma metodologia exclusiva para romper com os paradigmas que prejudicam a pluralidade corporativa e construir uma cultura de liderança mais humanizada.

Com o Soul Liderança Positiva, você irá amplificar sua consciência da liderança humanizada, otimizando o trabalho em equipes e melhorando o ambiente profissional.

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